Alta Miopia




O que é?

A alta miopia é uma doença caracterizada pela miopia acima de 6 dioptrias (graus). Não se sabe exatamente sua causa, mas provavelmente estes pacientes têm uma alteração no colágeno (tipo de fibra que forma o olho), causando o aumento do comprimento do olho e conseqüentemente a miopia. Geralmente os pacientes alto míopes têm pais com miopia alta e começam a desenvolver a alteração no final da infância ou inicio da puberdade. A visão para longe começa a piorar e deve ser corrigida com o uso de óculos ou lentes de contato. A miopia pode aumentar até a idade adulta chegando a valores altos como 15 ou 20 dioptrias. Ainda não existe nenhum remédio, colírio, cirurgia ou tratamento para impedir que uma pessoa se torne míope ou alta míope.

Cirurgia para diminuição da miopia:

A cirurgia refrativa (LASIK) é realizada em pessoas que tem interesse em parar de usar os óculos, mas é importante avaliar cada caso individualmente, para determinar se a cirurgia e qual a técnica cirúrgica é a mais segura para cada paciente. Uma cirurgia realizada em um paciente com córnea muito fina ou alguma outra doença da córnea pode levar à complicações graves, como a ectasia de córnea (alteração do formato da córnea, que é a parte transparente do olho) e baixa de visão, às vezes sendo necessário realizar transplante de córnea. Para fazer a cirurgia refrativa o paciente deve estar com a refração (grau) estabilizado há pelo menos seis meses, ter mais de 18 anos e exames de espessura e formato da córnea (paquimetria, topografia,etc) normais.

Pontos essenciais

Os alto míopes têm a retina mais fina, “esticada”, o que aumenta o risco de descolamento de retina. Por este motivo os pacientes devem ser examinados se perceberem moscas volantes, ou floaters (“sujeirinhas” na visão) ou flashes de luz (fotopsias).